sábado, 7 de fevereiro de 2015

Algumas definições de Filosofia (1º anos e...)

O que é filosofia?*

Do grego philosophia (philos = amante/amigo, sophia=saber) derivou-se a palavra filosofia. Mas foi
“Aristóteles, o primeiro a pesquisar rigorosamente e sistematicamente a natureza desta disciplina, diz
que a filosofia estuda as causas ultimas de todas as coisas’. (MONDIN, 1981).

Aristóteles:”É evidente que a sabedoria [sofia] é uma ciência sobre os princípios e causas.”; “…foi pela
admiração que os homens começaram a filosofar…”

A. Gramsci: “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense precisamente, porque pensar é próprio do homem com tal.”

Para Gerd Bornheim, pensador brasileiro a Filosofia é:“O resultado da atividade da razão humana que se defronta com a totalidade do real”.

Marilena Chauí, Pensadora brasileira define os traços da atividade filosófica como:“Tendência à racionalidade… Recusa das explicações estabelecida… tendência à argumentação e ao debate para oferecer respostas conclusivas para questões… Capacidade de generalização.”(p.27)E destaca que a
filosofia é: “Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.” (p.23).

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (Professoras brasileiras) em
Filosofando: Introdução à filosofia afirmam que:“…A filosofia é sobretudo uma atitude, um pensar permanente. É um conhecimento instituinte, no sentido de que questiona o saber instituído.” (p.72)Maria Lúcia Arranha e Maria Helena Pires  indicam em Temas de Filosofia que:“Ela é, antes de mais nada um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas. Essa reflexão permite ir além da pura aparência dos fenômenos, em busca de suas raízes e de sua contextualização em um horizonte amplo”. (Temas de Filosofia, Aranha, p.77).

Antônio Xavier Teles afirma que:“…A atividade filosófica mais importante consiste no esforço sincero e
na procura inteligente de soluções para os problemas que afligem a época em que vivemos… O interesse primordial da filosofia é com os problemas não resolvidos.” (p.7).

Arcângelo R. Buzzi indica que (Pensador brasileiro):“Subjetivamente a filosofia consiste no esforço de
avivar a luz natural permanente ao nosso ser. Recordar a sabedoria da vida não é acumular informações
eruditas nem muito saber. É voltar-se para a luz que já somos. É a arte de pensar por nós mesmos. É um pensar autocorretivo, que investiga a si mesmo com o propósito de pensar melhor.”(p.8)

A filosofia para Agostinho José Soares (pensador brasileiro):“…na antiga Grécia. preocupava-se com
os princípios primeiros de nossa existência e da realidade total (In: V.V.A.A, Introdução ao Pensamento
Filosófico, p.13).…A cada conclusão no exercício filosófico , corresponde a uma nova dúvida, e a cada
dúvida um problema. Portanto, refletir filosoficamente é refletir extensa e intensamente” (p.15)“…Quando
pensamos refletidamente (pensar é agir interiormente, operacionalizar internamente) estamos fazendo
filosofia” (p15).… “Então quando é que fazemos reflexão filosófica? Será quando nossa reflexão for
radical (buscar a origem do problema), crítica (colocar o objeto do conhecimento em um ponto de crise)
e total (inserir o objeto da nossa reflexão no contexto do qual é conteúdo)” (p.22).


Gianfranco Morra (pensador Italiano) destaca que a filosofia considera “os objetos da experiência, mas não se limita à experiência ou a soma das experiências. A filosofia é muito mais um modo diverso e inconfundível de entrar em contato com a experiência, é uma tentativa de ultrapassar a experiência imediata para colher algo de maior e mais profundo” (Morra, p.12).Morra indicando que “a experiência não pode ir além: ela é incapaz de superar o plano descritivo da imagem. É somente o intelecto – órgão do conhecimento filosófico – que pode obter, com uma abstração mental o conceito de ‘cera’, que permanece sempre idêntico apesar das transformações do pedaço de cera”. (Morra, p.13)                                                                                 Neste sentido considera-se que a filosofia é um “saber sintético”. “Por definição a filosofia é um conhecimento do absoluto, ainda que se tenha consciência de que o absoluto é inexaurível e todo nosso conhecimento
dele, incompleto.” (Morra, p.13) Morra considera ainda que a filosofia é essencialmente um “saber crítico”, que “não possui um objeto específico” (Idem).“A filosofia é crítica enquanto refuta a evidência imediata. É uma mediação crítica. (Idem,15).

Para Roberto Rossi: (pensador Italiano)“ sem o poder de despertar surpresas em nós, a filosofia jamais teria nascido, nem o pensar e, conseqüentemente, nem a descoberta, a vontade de pesquisar, as tentativas de solução, o próprio
mundo da cultura e da história humana” (Rossi, p.10).“Filosofar não é simplesmente dar uma opinião, mas fundamentar, objetiva e universalmente, as próprias teses, argumentando a partir delas, para sistematizá-las em coerência com as leis do pensamento e as averiguações esperimentais”(p.13)“…A Filosofia fundamenta tanto o próprio conhecer como as próprias decisões práticas. Ela, na verdade, expressa no seu raciocinar, na sua reflexão, as suas argumentações.


Miguel Reale (pensador e jurista brasileiro) destaca que a filosofia:“…Procura sempre resposta a perguntas sucessivas …numa busca incessante de totalidade de sentido, na qual se situem o homem e o cosmos.” (Introdução à Filosofia, Reale, p.4).“A filosofia é…um conhecimento que converte em
problema os pressupostos da ciência” (p.7).“Eis aí uma noção geral do que entendemos por filosofia, como estudo das condições últimas, dos primeiros princípios que governam a realidade natural e o mundo moral, ou compreensão crítico-sistemática do universo e da vida”. (p.8).

Gilles Deleuze e Félix Guattari (pensadores franceses) apresentam em “O que é Filosofia?” uma
definição espantosa:“A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos.” (O
que é Filosofia, Deleuze, p.13). Não acreditando que a filosofia seja contemplação, reflexão ou
comunicação, os autores destacam que a filosofia seja “conhecimentos por puros conceitos” (15). (DO SITE GEOCITIES)

Para Nietzsche, filósofo contemporâneo, “a filosofia, como a compreendi e a vivi até agora, é vida voluntária no meio do gelo e nas altas montanhas – é a busca de tudo o que é estranho e duvidoso na existência, de tudo o que foi até agora proscrito pela moral”.

Segundo Cícero, Sócrates fez com que a filosofia descesse do céu à terra e se interessasse pela vida e pelos costumes, pelos bens e pelos males. Entendia que as perguntas são mais importantes do que as respostas, entende-se então que filosofia é um constante debate, confronto de idéias (dialética).

Emmanuel Kant (filósofo alemão da época moderna) não podemos ensinar filosofia, mas a filosofar.

Finalizo com uma citação do Livro O Mundo de Sofia: “A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos (…) E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe
acontecerá?… Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente.”