sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Introdução à Filosofia - 1º ano ( Ensino Médio )

A Filosofia na história – A Filosofia e o pensamento conceitual

A palavra filosofia já foi definida de várias fomas. A palavra, filosofia, de origem grega, é composta de philos, que designa amigo, amante; e Sophia, significa sabedoria. O significado de filosofia, portanto, é amor ou amizade pela sabedoria. Se a filosofia é um amor pela sabedoria, isso quer dizer que ela não é “a” sabedoria, mas sim uma relação com o saber, que implica um movimento de construção e de busca da sabedoria.
A filosofia é, portanto, um movimento daquele que não sabe em direção a um saber; é uma vontade de conhecer a si mesmo e ao mundo.
Na reflexão em busca do conhecimento, a filosofia elabora conceitos. Para começar a compreender o que são conceitos, pense no que significa para você a idéia de democracia. Faça você mesmo algumas perguntas:

-    O que é democracia?
-     A que contextos ela se aplica? 
-     As relações familiares em que vivo são democráticas? E na escola?
-    Deve haver um limite para a liberdade democrática?
-     Será que a democracia tem alguma relação com a filosofia?
-     A idéia de democracia é algo pronto e definitivo ou muda conforme o lugar e a época?

Ao fazer a si mesmo essas perguntas, você está praticando a reflexão filosófica e reunindo elementos que podem ajudá-lo a elaborar um conceito, o conceito de democracia.
Nos dicionários é possível encontrar muitas definições da palavra democracia. O conceito é algo diferente, é uma elaboração própria, que envolve reflexão e modifica quem a realiza.
Os conceitos não estão prontos e acabados, mas estão sempre sendo criados e recriados de acordo com as circunstâncias, de acordo com as necessidades, dependendo dos problemas enfrentados a cada momento.
Cada filósofo cria seus próprios conceitos ou recria conceitos de outros filósofos. Procure ler e, se possível anotar (no caderno), o conceito de Dialética em Platão, Hegel e Karl Marx.
         “A Filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos”. ( Gilles Deleuze & Félix Guattari )
Pensamos quando nos deparamos com um problema (ex. o racionamento da água em SP). O exercício do pensar produz transformações em nossas vidas. Quando pensamos, já não somos mais os mesmos. Exige de nós postura ética, responsabilidade por nossos próprios atos. Estamos beneficiando alguém? Ou: Contribuímos para um mundo sustentável? De que forma?
Mas, praticar a Filosofia não é privilegio apenas dos filósofos. Todos (homens e mulheres) podem filosofar. Segundo o filósofo italiano Antonio Gramsci, “todos os homens são filósofos”, na medida em que todo ser humano, de uma forma mais ou menos intensa e duradoura, pensa sobre os problemas que enfrenta em sua vida. De certo modo, todo ser humano se utiliza de conceitos, ou até mesmo os formula, em alguns momentos de sua vida.
         Foi por meio do exercício do pensamento que o ser humano transformou-se a si mesmo e ao mundo.
        

                   Fonte: “Filosofia – experiência do pensamento. Sílvio Gallo.           Ed. Scipione. P. 12 e 13)