sábado, 16 de março de 2013

Conhecendo a biografia de um grande pensador


Aspectos Biográficos de Grandes Filósofos

Biografias de Grandes Pensadores (*)


BERTRAND RUSSELL (1872 – 1970)

Filósofo e matemático inglês, prof da Universidade de Cambridge.
Destacou-se não só por sua obra em Lógica, Filosofia da Matemática e Filosofia da Linguagem, mas também por seu ativismo político (voto feminino; combate às aramas nucleares e à Guerra Fria) e por seus projetos educacionais.
Seu pensamento representa uma reação tanto ao Idealismo do Filósofo Hegel, quanto ao Empirismo derivado da filosofia de John Stuart Mill.
Suas principais obras são: A Critical Exposition of the Philosophy of Leibniz, 1900 (Exposição Crítica da Filosofia de Liebniz) e The Principles of Mathematics (Os Princípios da Matemática, 1903).
Foi considerado um dos iniciadores da Filosofia Analítica (esta se caracteriza pela concepção de que a Lógica e a Teoria do significado ocupam um papel central na Filosofia).
Sua teoria das descrições apresenta um método para o estabelecimento da estrutura lógica da linguagem comum, bem como sua filosofia do atomismo lógico, forneceram alguns dos principais modelos de análise da linguagem, adotados e discutidos pela tradição analítica.
É de grande importância também a contribuição de Russell à Filosofia da Linguagem, tendo influenciado o pensamento de Wittgenstein (e de vários outros filósofos e lógicos, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos).

Fonte: Dicionário Básico de Filosofia. Autores: Hilton Japiassú & Danilo Marcondes. Jorge Zahar Editor. P.238.

(*) Professor Claudio:“ Ao apresentar esta breve pesquisa biográfica, espera-se que os leitores (sobretudo os alunos do 1º do Ensino Médio) percebam a grande importância e contribuição dos Filósofos para, não somente a formação do pensamento crítico, mas também do conhecimento científico”.


Os Problemas da Filosofia*

Bertrand Russell

Tradução: Jaimir Conte

            Nesta obra, Russell, ao abordar sobre os problemas da Filosofia, dedica um capítulo (15), para demonstrar o valor da Filosofia e por que se deve estudar tal disciplina.

CAPÍTULO XV
O Valor da Filosofia

            Segundo Russell, muitos homens, sob a influência da ciência e dos negócios práticos, propendem (tendem ) a duvidar se a Filosofia é inútil passatempo (...).
            As ciências físicas, por meio de invenções, são úteis para inumeráveis pessoas que a ignoram completamente.
            É em seus efeitos que se deve procurar o valor da filosofia.
            Antes de determinar o valor da Filosofia, devemos em primeiro lugar libertar nossas mentes dos preconceitos dos que são incorretamente chamados homens práticos.
            O homem prático é alguém que reconhece apenas necessidades materiais (alimento para o corpo), esquecendo-se que é necessário prover alimento para o espírito.
            É entre os bens do espírito que o valor da filosofia deve ser procurado.
            A Filosofia, como todos os outros estudos, visa em primeiro lugar o conhecimento.
            A Filosofia não tem alcançado grande êxito na sua tentativa de fornecer respostas definitivas a seus problemas, diferentemente de outras ciências ( matemática, história...). Isso se explica pelo fato de que, mal se torna possível um conhecimento preciso naquilo que diz respeito a determinado assunto, este assunto deixa de ser chamado de filosofia, e torna-se uma ciência específica.
            Todo o estudo dos corpos celestes, que hoje pertence à Astronomia, se incluía outrora na Filosofia; o estudo da mente humana, que era parte da filosofia, está hoje separado da filosofia e tornou-se a ciência da Psicologia.
            Assim em grande medida, a incerteza da filosofia é mais aparente do que real: aquelas questões para as quais já se tem respostas positivas vão sendo colocadas nas ciências, ao passo que aquelas para as quais não foi encontrada até o presente nenhuma resposta exata, continuam a constituir esse resíduo a que é chamado Filosofia.
            O valor da Filosofia não depende de um suposto corpo de conhecimento definitivamente assegurável, que possa ser adquirido por aqueles que a estudam.
            O Valor da Filosofia deve ser buscado na sua própria incerteza.
            (...) **

            * 1912, Oxford University Press, 1959, reimpresso em 1971-2
      
       ** Para ler este texto na íntegra, consultar fonte abaixo:
  www.cjh.ufsc.br/~wfil/jaimir.html 
Ou ainda: www.eemocam.com.br (link: matérias - Filosofia - textos de filosofia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário